Integração com a Graduação

 

Os cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (FEE), Engenharia de Computação e Engenharia de Telecomunicações (FCT) da UFPA compartilham a infraestrutura  de pesquisa e extensão disponibilizados pelo Programa de Pós - Graduação em Engenharia Elétrica - PPGEE, nos níveis de mestrado  e doutorado. Este compartilhamento é realizado através dos professores da pós-graduação que também são professores da graduação, e orientam os alunos em atividades de iniciação científica e tecnológica, estágios supervisionados, e atividades nos laboratórios de pesquisa. Os alunos de graduação das faculdades FEE e FCT participam dos projetos de pesquisa como bolsistas de iniciação científica e tecnológica. Outros alunos, não bolsistas, também têm a oportunidade de participar dos projetos de pesquisa, normalmente desenvolvendo atividades relacionadas com os seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs). Tem-se verificado nas Faculdades uma forte ligação entre as atividades de pesquisa e aquelas de extensão. Hoje grande parte da atividade de extensão praticada pelas Faculdades advém da extensão das atividades de pesquisa, desenvolvidas pelos docentes pesquisadores e os alunos. O Professor Carlos Tavares, do PPGEE, é o atual coordenador do Grupo PET da Engenharia Elétrica, coordenando 12 bolsistas, já tendo recebido cerca de 100 estudantes.

Ao longo do ano de 2012, os docentes do PPGEE orientaram 28 bolsistas do PIBIC, 77 bolsistas envolvidos em projetos de P&D&I, com financiamentos diversos, tais como: CNPq, CAPES, FAPESPA, Ericsson, VALE, Eletronorte, CELPA, RNP, Petrobras, TBE e Ministério das Comunicações; além de  31 alunos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Engenharia de Telecomunicações, com financiamento do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), para diversos países. Além desses, há um conjunto de alunos beneficiados por convênios de cooperação internacionais, tais como: CAPES/Brafitec, CAPES/Fipse e Santander. No triênio 2010-2012, foram beneficiados cerca de 20 estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação.

A captação de recursos externos, através de projetos de P&D&I, sempre reverte em melhorias aos  laboratórios de pesquisa da PPGEE/UFPA, que também beneficiam a graduação. Além disso, parte dos recursos das taxas de administração, oriundas de projetos de P&D&I, são aplicadas na melhoria da infraestrutura da UFPA, beneficiando os cursos de graduação.

A principal mão de obra do PPGEE continua sendo de ex-alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, de Computação e de ex-alunos do curso de bacharelado em Ciência da Computação e Física e Matemática da própria instituição. Grande parte desses alunos foram também orientados por professores do PPGEE na graduação (IC, TCC, etc). Com relação aos ex-alunos de IC, que continuam sua formação no PPGEE, observa-se um excelente aproveitamento, o que tem implicado na melhoria de índices de qualidade exigidos pela CAPES, como o tempo de conclusão e a publicação vinculada. 

Em adição, os Colegiados da FCT, FEE e do PPGEE aprovaram resolução de TCC, permitindo que os discentes do PPGEE possam orientar, sob a supervisão de docentes da FCT/FEE, alunos concluintes dos cursos de graduação das Faculdades envolvidas. Tal fato permite agregar valor à formação oferecida pelo PPGEE aos seus discentes.

Os professores do PPGEE participaram ativamente da criação do curso de Engenharia da Computação, o primeiro da região amazônica, oferecido a partir de 2000, com 60 vagas anuais, em 2006 estas vagas aumentaram para 80.  Grande parte dos alunos deste curso participam em projetos de P&D&I e demais atividades de formação oferecidas pelos professores do PPGEE. Devido às demandas crescentes da área, em 2011 foi também criado, com 40 vagas, o curso de Engenharia de Telecomunicações e alunos desse curso já estão envolvidos em programas de iniciação científica com orientação de docentes do PPGEE.

Em 2005, iniciou-se o curso de graduação em Engenharia Elétrica em Tucuruí-PA, primeiro curso de Engenharia Elétrica em cidade do interior da Amazônia, o qual tem forte participação de docentes do PPGEE. Alunos egressos deste curso já iniciam as suas formações continuadas em nível de pós-graduação no PPGEE.

Em resumo, pode-se afirmar que a contribuição dos professores do PPGEE aos cursos de graduação (Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações e Bacharelado em Ciência da Computação) é de grande importância e vista pelo PPGEE como estratégica para a formação de novos quadros da UFPA, do Estado do Pará e da Região Amazônica.

 

Estágio Docência

O Colegiado do PPGEE/UFPA institucionalizou, a partir de modificação em seu Regimento Interno, o Estágio Docência para todos os bolsistas de Programa. Tal decisão inclui, além dos bolsistas CNPq e CAPES, os bolsistas da FAPESPA. A seguir, é transcrito o texto do Regimento Interno que versa acerca de Estágio Docência:

Artigo 19:

§ 5° - O Estágio de Docência é uma atividade curricular para estudantes de pós-graduação stricto sensu que se apresenta com caráter obrigatório para bolsistas e optativo para alunos não bolsistas, sendo definida como a participação de aluno de pós-graduação em atividades didáticas em disciplinas de curso de graduação na área da Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação e áreas afins.    

Tal medida tem beneficiado fortemente os cursos de graduação em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, já que os mesmos recebem discentes do PPGEE com conhecimentos bastante atualizados e com grande nível de motivação para contribuir com a formação em nível de graduação.

Atualmente, encontra-se em avaliação no Colegiado do PPGEE, a obrigatoriedade de realização de estágio docência para todos os bolsistas, incluindo os discentes financiados com bolsas em projetos de P&D&I.

Para consumar o processo de institucionalização do Estágio Docência no âmbito do PPGEE, foi criado um código no sistema controle acadêmico da UFPA, correspondente à atividade de Estágio Docência, possuindo status de disciplina obrigatória para os discentes bolsistas.

 

Intercâmbios Nacionais

A participação dos professores do PPGEE em atividades de intercâmbio com outras Instituições de ensino e pesquisa e seus respectivos programas de pós-graduação. No leque dessas atividades podem ser destacadas:

- PROCAD/CAPES novas Fronteiras  (2010 - 2015)  

Projeto: Planejamento e Análise de Desempenho de Tecnologias de Acesso para Inclusão Digital utilizando a infra-estrutura de Telecomunicações do Programa NAVEGAPARÁ: Estudo baseado na Implementação de Novas Tecnologias de Acesso, objetivando Otimização, Escalabilidade e Qualidade dos Serviços de Rede.

Instituições envolvidas: INPE e ITA. 

Coordenador: Carlos Renato Lisboa Francês (PPGEE/UFPA).

 

- PROCAD/CAPES (2010 - 2013) 

Projeto: Fortalecimento e Consolidação de Grupos de Pesquisa em Áreas Estratégicas do Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da UFPa.

Instituições envolvidas: PPGEE-UFPA / PEE-PEB-UFRJ. 

Coordenador: Ubiratan Holanda Bezerra (PPGEE/UFPA).

 

- Pró-Amazônia/CAPES (2013 - Atual)

Projeto: Desenvolvimento de Competências e Formação de Recursos Humanos em Recuperação de Áreas Degradadas em Projetos de Assentamentos em Áreas Amazônicas

Instituições envolvidas: PPGEE/UFPA, NAEA/UFPA, UFRA, UNIFESSPA, UFMA, INCRA

Coordenador: Carlos Renato Lisboa Francês 

 

- Instituto Nacional de Tecnologia de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia (CNPq)  (2009 - 2013)

Descrição: O Instituto de Energias Renováveis e Eficiência Energética da Amazônia, formado inicialmente por oito membros, sendo seis grupos pertencentes a três instituições de ensino e pesquisa e duas empresas do setor elétrico atuantes na Amazônia. A participação desses grupos e empresas no Instituto deve-se ao fato de estarem eles entre aqueles com maior conhecimento da Região e seus problemas relacionados ao atendimento energético, especialmente no que diz respeito à energia elétrica. Além desses, o Instituto contará ainda com o apoio de dois grupos de instituições de ensino e pesquisa do exterior, que já vêm trabalhando em projetos conjuntos com alguns dos grupos nacionais e contam com extensa experiência teórica e prática na área de fontes renováveis de energia.

Instituições envolvidas: GEDAE-EDMA-GRHAMA-UFPA / LSF-USP / FOTOVOLTAÍCA-UFSC / GENERAL-IFSC / LABSOL-UFRGS / LABORATÓRIO DE SISTEMAS FOTOVOLTAÍCO-UNIVERSIDADE POLITÉCNICA DE MADRI / CELPA / ELETROBRAS/ELETRONORTE. 

Coordenador Geral: João Tavares Pinho (PPGEE/UFPA)

 

- Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicações sem Fio INCT-CSF (CNPq)  (2009 - 2013)

Descrição: Consolidar cooperação entre os grupos de pesquisa da PUC, UFMG, UFRN e UFPA, com a finalidade de criar uma estrutura (baseada em medição e modelagem) para implementar tecnologias de acesso visando à viabilização de aplicações estratégicas ao país e formar recursos humanos, nos níveis de pós-graduação e graduação, e na difusão nos meios produtivos, nos meios de serviços, nos serviços públicos, das novas tecnologias envolvidas nas aplicações da TV Digital.

Instituições envolvidas: LEA - UFPA / UFRN / PUC-RJ/ UFMG. 

Coordenador/UFPA: Gervásio Protásio dos Santos Cavalcante (PPGEE/UFPA)

 

- RNP/CTIC (2010 - 2013)

Projeto: Um framework para desenvolvimento e disponibilização de aplicações interativas para SBTVD: Um estudo de caso em Telessaúde utilizando a infraestrutura de telecomunicações do NavegaPará como canal de retorno

Instituições envolvidas: PPGEE/UFPA, UFPB, Univali

 Coordenador: Carlos Renato Lisboa Francês 

 

Intercâmbios Internacionais

 

- CONVÊNIO CAPES-FIPSE PARA MTU/NDSU

Coordenador: João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa

Os parceiros acadêmicos no consórcio no Brasil são Universidade Federal  do Pará e a Universidade Estadual Campinas (UNICAMP). Os parceiros acadêmicos nos Estados Unidos são a Universidade do Estado de Dakota  Norte e Universidade Tecnológica de Michigan. Os coordenadores do  programa de cada instituição coordenarão a execução do programa, em  colaboração com os demais participantes, e com a ajuda dos respectivos  supervisores de estágio e um avaliador independente externo.  Representantes de todos os parceiros se encontrarão pessoalmente a cada  ano do programa.

 

- Programa BRAFITEC

Coordenadores: Carlos Tavares da Costa Júnior e Brígida Ramati Pereira da Rocha

Universidades Parceiras: Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade de Brasília  (UnB), Universidade de Campinas - FEEC/UNICAMP, Ecole Nationale Supérieure d'Arts et Métieurs - ENSAM, Ecole Nationale Supérieure d´Ingénieurs en Informatique Automatique Mécanique Energétique Electronique - ENSIAME de Valenciennes-FR, Ecole Nationale Supérieure des Mines de Nancy - ENSMN de Nancy-FR, Ecole d´Ingénieurs en Génie des Systèmes Industriels (EIGSI) de La Rochelle-FR, Ecole d´Ingénieurs 3iL do Institut d´Ingénierie Informatique de Limoges-FR, Instituto Nacional de Ciências Aplicadas - INSA/FR e Institut National Polytechnique - INP.

 

- Cooperação UFPA-KTH, estabelecida a partir de 2012.

Mais recentemente Professores do PPGEE, dentre eles os professores João Weyl Albuquerque Costa e Eduardo Coelho Cerqueira tiveram um projeto de pesquisa submetido ao programa FP7.  Os Programas-Quadro (Framework Programas - FP7) são o principal instrumento de financiamento utilizado pela União Européia para apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento no mundo. Este programa é proposto pela Comissão Européia e adotado pelo Conselho e Parlamento Europeu, seguindo um procedimento de co-decisão, sendo muito difícil e complexo a aprovação de projetos neste programa, destacando-se aqui o mérito na aprovação.

Título do Projeto: Future Wireless Internet For Environmental Monitoring Application (FIFE).

 

- CAPES/AULP (2013-2017): Desenvolvimento de competências e formação de recursos humanos em Tecnologia da Informação e Comunicação junto à Universidade de Cabo Verde (UniCV)

Objetivo: Ampliar e qualificar a formação de recursos humanos e massa crítica e produção científica relevante, no âmbito da UniCV, a partir da cooperação com o PPGEE/UFPA, CAP/INPE e IEC/ITA, materializada pela participação dos Professores e discentes envolvidos em ambas as Instituições.